IngridPtWiki:Introdução

De IngridPtWiki

Introdução

A Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) disponibiliza serviços de computação e armazenamento à comunidade cientifica e académica nacional, em todos os domínios. A infraestrutura está especialmente vocacionada para prestar serviços no domínio do cálculo científico suportando os investigadores e a sua participação em projetos nacionais e internacionais. A INCD é uma infraestrutura digital aprovada no âmbito do roteiro de infraestruturas estratégicas de investigação da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), tendo obtido a avaliação máxima na avaliação internacional.

Os membros são a FCCN, LIP e o LNEC, que contam ainda com a colaboração de outras entidades. A INCD encontra-se integrada em infraestruturas internacionais congéneres com as quais partilha recursos computacionais e de suporte em benefício de projetos de relevância nacional e internacional. Neste contexto a INCD participa no European Grid Infrastructure (EGI), na infraestrutura Ibérica IBERGRID, e no Worldwide LHC Computing Grid WLCG. Existem diversos projetos, iniciativas, instituições e investigadores a explorar os serviços disponibilizados pela INCD. A INCD é uma evolução da infraestrutura de computação estabelecida em 2008 no âmbito da Iniciativa Nacional Grid.

A INCD coordena e mantém uma infraestrutura de computação distribuída para aplicações cientificas, que integra recursos computacionais pertencentes a diversas organizações do sistema académico e de investigação Português. A INCD permite a integração e acesso a recursos de computação distribuída no âmbito de diversas iniciativas internacionais. Pretende-se desta forma apoiar a participação de investigadores Portugueses em projectos de investigação internacionais com elevados requisitos computacionais. Neste sentido a INCD é responsável pela participação nacional na European Grid Infrastructure (EGI).

A INCD é parte integrante da infraestrutura Ibérica de computação distribuída (IBERGRID) através da qual é possível a partilha de recursos computacionais para projectos científicos Portugueses e Espanhóis. A infraestrutura IBERGRID funciona também como uma plataforma de colaboração e partilha para a participação comum de Portugal e Espanha no European Grid Infrastructure. A operação e acesso a recursos grid em Portugal e Espanha é efectuado de forma integrada no âmbito do IBERGRID.

O núcleo da infraestrutura INCD está localizado no nó central de computação grid, que assegura os serviços centrais, e também um conjunto mínimo de recursos de armazenamento e processamento para partilha pela comunidade cientifica. Estes recursos são complementados por outras organizações.

Ferramentas pessoais
Suporte